quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Português ganha prémio com simulação para protecção de naves e satélites

Uma das grandes ameaças aos astronautas e aos instrumentos científicos no espaço são os choques com partículas solares. A animação premiada irá permitir compreender melhor os fenómenos da formação de cometas e a sua interacção com o vento solar, apontando soluções para protecção de naves e satélites.
Na 20ª Conferência Internacional de Simulação Numérica de Plasmas, o investigador português Luís Gargaté do Instituto Superior Técnico conquistou o Prémio Oscar Buneman.
Face aos perigos existentes no espaço que ameaçam a integridade das naves espaciais e a saúde dos astronautas, o investigador português decidiu idealizar, por meio de uma simulação por computador, um espécie de "atmosfera, ou redoma, que tem como campo magnético uma bolha de gás”.
A animação apresentada em Austin, nos Estados Unidos, representa uma bolha de gás que se expande para o espaço quando atingida pela radiação solar, que gera campos magnéticos.
A partir da simulação, o investigador pretende estudar o que se passa em termos físicos ao longo da evolução destes sistemas, "para ver como eles se comportam e perceber como proteger a nave ou satélite”, sustentou.
Segundo comunicado do Instituto Superior Técnico, a simulação de Luís Gargaté acrescentou novos conhecimentos sobre a formação de cometas e a sua interacção com o vento solar, "apontando novas direcções para a utilização de magnetosferas artificiais para a protecção de naves espaciais"
Fonte: http://www.max-pt.net/node/3387

Nenhum comentário: